Curso laboração de Projetos - Papel das Tecnologias Integradas ao Currículo
A tecnologia nas escolas, tem desempenhado um importante papel
no ensino modificando cursos em vias formais, e estendendo o currículo como
forma investigativa e de construção mais abrangente do ensino da tecnologia
compreendendo alguns aspectos dos quais podem ser ensinados por todos os
departamentos de uma escola. o reconhecimento do papel mais amplo educacional
que a tecnologia pode desempenhar, poderá vir com a incorporação da tecnologia
aos currículos dos Sistemas Educacionais, respondendo de maneira satisfatória às
necessidades dos alunos.
Usar de maneira consciente, a tecnologia, pode significar um avanço importantíssimo no que se refere a melhoria da qualidade no ensino sendo necessário para isso uma consciência clara do papel das tecnologias neste processo, observando tanto seu papel instrumental como o fato de que as TIC, vem assumindo importantíssimo papel como estruturante do pensamento do indivíduo .Compreendes se a construção do currículo sob uma logica hipertextual abre inúmeras possibilidades para troca de ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem .
Usar de maneira consciente, a tecnologia, pode significar um avanço importantíssimo no que se refere a melhoria da qualidade no ensino sendo necessário para isso uma consciência clara do papel das tecnologias neste processo, observando tanto seu papel instrumental como o fato de que as TIC, vem assumindo importantíssimo papel como estruturante do pensamento do indivíduo .Compreendes se a construção do currículo sob uma logica hipertextual abre inúmeras possibilidades para troca de ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem .
Essa convergência de tecnologias de computação e de
telecomunicação e suas diferentes combinações resultam em ferramentas que
amplificam o poder da inteligência individual e coletiva que, somadas à enorme
facilidade de armazenamento e acesso a informação, aceleram o ciclo virtuoso de
geração de novos conhecimentos.
Nesta perspectiva, a articulação de saberes exige do professor um nova postura, o comprometimento e o desejo pela busca, pelo aprender a aprender e pelo desenvolvimento de competências, as quais poderão favorecer a reconstrução da sua prática pedagógica. No entanto, não podemos esquecer que o professor foi preparado para ensinar, com base no paradigma da sociedade industrial, em que os princípios educacionais eram pautados na reprodução e na segmentação do conhecimento. Portanto, não basta que o professor tenha apenas acesso às propostas e às concepções educacionais inovadoras condizentes com as sociedades do conhecimento e da tecnologia. É preciso oportunizar a este profissional a ressignificar e a reconstruir sua prática pedagógica voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.
Portanto, o desafio é dar nova vida ao currículo da escola. Trabalhar as tecnologias fundamentadas em propostas concretas fará o diferencial na educação.
Nesta perspectiva, a articulação de saberes exige do professor um nova postura, o comprometimento e o desejo pela busca, pelo aprender a aprender e pelo desenvolvimento de competências, as quais poderão favorecer a reconstrução da sua prática pedagógica. No entanto, não podemos esquecer que o professor foi preparado para ensinar, com base no paradigma da sociedade industrial, em que os princípios educacionais eram pautados na reprodução e na segmentação do conhecimento. Portanto, não basta que o professor tenha apenas acesso às propostas e às concepções educacionais inovadoras condizentes com as sociedades do conhecimento e da tecnologia. É preciso oportunizar a este profissional a ressignificar e a reconstruir sua prática pedagógica voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.
Portanto, o desafio é dar nova vida ao currículo da escola. Trabalhar as tecnologias fundamentadas em propostas concretas fará o diferencial na educação.
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