Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Conto vira teatro

 Conto vira teatro
 

ATIVIDADE: Dramatização
 
Texto: O REI DE QUASE TUDO conta a história de um rei com vontade de ser o Rei de Tudo, mas por mais que tenha bens, terras e até as estrelas do céu, continua sendo o Rei de Quase Tudo, porque há certas coisas que jamais poderão pertencer a uma pessoa.
OBJETIVO GERAL: Refletir sobre o valor relativo das coisas e das posses para nossa felicidade.
MATERIAL: Livro ou áudio de “O Rei de Quase Tudo”, papel crepom, cartão laminado, tesoura, cola, sucata (e o que a criatividade imaginar).
COMO APLICAR:
1) Começar lendo a história ou, se a turma já for alfabetizada, fazer a leitura coletiva do texto. Perguntar o que cada um entendeu e anotar. Não importa que faltem aspectos que você percebeu e eles não, pois enquanto trabalham, terão chance de aprofundar o entendimento.
2) Pedir que cada criança desenhe os personagens de que mais gostaram, incluindo a flor, o passarinho, os súditos, os soldados, as estrelas, etc.
3) Proponha montar uma peça de teatro. Relacione os personagens e defina os papéis.
4) Uma vez definido quem é quem, peça para cada uma fechar os olhos e imaginar o que é ser aquele personagem. O que é ser rei? O que um rei faz? O que pensa? E a flor? Que é ser flor? O que é importante para uma flor? Como ela vive?... Faça isto com todos os personagens.
5) Diga para cada criança imaginar sua fantasia e qual material vai usar. (Isto pode ser feito em casa, durante a semana.) Ajude-as a tornar sua idéia executável, levando em conta a possibilidade do material.
6) Ensaios: comece a montar as cenas. Valorize o processo da montagem, pois ele é mais importante que o resultado. Você pode ser o narrador, ou alguém da turma, se for uma classe alfabetizada.
7) (Se trabalhar com a Educação Espírita e com crianças a partir dos 8 anos.) Mostrar que a mensagem da peça tem relação com o trechos do “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Cap. 16, Utilidade Providencial da Riqueza - Item 7; A Verdadeira Propriedade - Itens 9 e seguintes; Emprego da Riqueza - Itens 11 e seguintes).
8) Marque uma apresentação para as outras classes ou para uma data especial. As crianças vão se sentir valorizadas e capazes, o que é excelente no cultivo da auto-estima.
 
OBS.: Se desejar, crie também cenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário