O insubstituível valor da Arte na Educação
Rita Foelker
Embora não notemos, nossas emoções constantemente nos oferecem informações
sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre nós mesmos, que podem determinar nossas
atitudes e nosso modo de encarar a vida.
Isto acontece porque o ser humano tem dois modos de conhecimento da
realidade: o racional e o emocional.
O modo racional é o mais consciente e preciso, aquele cujos dados estamos
mais habituados a utilizar.
Porém o modo emocional tem características interessantes, as quais podemos
aplicar, quando as conhecemos. Ele é:
Sintético. Ou seja, reage ao panorama global, enquanto
o racional é analítico, apreendendo parte a parte.
Associativo. Razão pela qual símbolos, imagens e
metáforas de uma realidade têm o mesmo efeito que a própria realidade. Uma
música ou história triste pode nos entristecer, sem que os fatos narrados sejam
reais.
Impreciso. Nem sempre se sabe qual dos elementos de
uma realidade causou determinada emoção.
Instantâneo. A reação emocional é rápida, muito mais
rápida que a compreensão racional de uma realidade. Ou você gosta, ou detesta,
ou ri, ou chora, e depois, se desejar, procura saber o porquê. O medo vem antes
de se saber o porquê do medo.
A Arte é uma linguagem que dialoga com a mente emocional. As obras de arte
fazem menção a estados emocionais específicos e conduzem, por associação, a
vivenciar emoções.
Alegria, angústia, abandono, tristeza, revolta, poder, entusiasmo são
mensagens emocionais que recolhemos das expressões artísticas nas suas mais
diversas modalidades: música, literatura, poesia, dança, teatro, pintura,
escultura, etc.
Fazendo Arte
O próprio ato de criação artística é um momento riquíssimo, ao colocar a
criatura em contato com seus símbolos e significados muitas vezes insconcientes,
para transmitir um estado interior.
É auto-conhecimento e elaboração de conteúdos internos. Ao fazer o desenho
ou pintar, nós experimentamos sentimentos e emoções que são transmitidos pela
obra acabada, seja no tema escolhido, no material, na cor, até mesmo no estilo
do traço ou da pincelada. O contato com eles já nos leva a descobrir muito sobre
nós, além da possibilidade de auto-educação, nos permitindo-nos identificá-los,
perceber se são suaves ou penosos, ajudando-nos a expressá-los e encontrarr
formas positivas de canalizá-los.
Aplicações
Por tudo isto, entendemos que a Arte em Educação não têm um caráter
meramente acessório, complementar, podendo constituir-se na atividade principal
de uma aula, com aproveitamento para o progresso espiritual, tanto quanto ou até
mais que um estudo teórico de qualquer espécie.
A contemplação das grandes obras de arte, inspiradas pelos melhores ideais
da Humanidade, seja ela uma peça musical de boa qualidade, um quadro, um filme,
ou poema (levando em conta a idade e características socio-culturais da turma,
mas oferecendo sempre o melhor possível) despertam sentimentos de bondade,
generosidade, gratidão, desejo de elevação. Sendo a Arte a linguagem dos
sentimentos e das emoções, podemos empregá-la para conduzir o educando à
experiência de sentimentos e emoções mais elevados.
Afinal, a beleza e a harmonia são metas do ser espiritual, e as grandes
criações artísticas do gênio humano nos permitem vislumbrá-las e desejá-las em
caráter permanente.
A Arte também se faz presente na criação de músicas e ilustrações para
aulas; na confecção da materiais e personagens; em inúmeras atividades com os
educandos como a modelagem em argila, a pintura, o desenho, a expressão
corporal, a dança; na criatividade com sucata, bem como na criação de máscaras,
figurinos e cenários para peças e esquetes. Só não se esqueça de que o fazer é
tão importante quanto o produto: é necessário que a criança tenha liberdade de
experimentar o material escolhido e use o tempo que precisar.
Observe como as crianças vibram com a possibilidade de colocar para fora o
que sentem e pensam. E o próprio educador, segundo nossa experiência, fica
surpreso com sua própria criatividade e capacidade artística, muitas vezes,
oculta.
Sugestão de Atividade: Desenhando Emoções.
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