Tema: Consciência ecológica e Comportamento ecológica
Formadora: Ana Patrícia Lima Sampaio
Sessão coletiva 6: TP3 Unidade 11.
Objetivo: A unidade centra a problemática usando o conceito de variáveis
para discutir ecologia. Inicialmente faz alguns questionamentos sobre o nível
de consciência ecológica de algumas pessoas e se agem de forma ecologicamente
corretamente. Também centra como ferramenta de solução de problemas o conceito
de variável e função que aparecem no nosso dia-a-dia como nas pesquisas,
jornais e livros didáticos, às vezes podemos não notar que as estamos
utilizando.
Esta oficina realizou-se
dia 17 de junho de 2011 com 16 cursistas, e, foi trabalhada a sessão coletiva
06 da unidade11.
O início foi às 7:00h da
manhã com uma mensagem “Loucos e Santos” e, em seguida a partilha das
atividades das unidades 07 e 08 do TP2 e AA2 realizadas com os alunos.
Na unidade 07, alguns
professores relataram que alguns de seus alunos, principalmente os de sexto
ano, tiveram dificuldades de trabalha com probabilidade, porém com ajuda dos
colegas num sistema de monitoramento conseguiram resolver alguns exercícios. Já
a unidade 08 alguns alunos de 6º ao 9º ano tiveram dificuldades na
representação gráfica, algébrica e tabulas das funções, também tiveram
dificuldades de calcular juros simples e compostos.
A Sessão coletiva 6: TP3
Unidade 11 apresenta conceito de variáveis para trabalhar consciência ecológica
e comportamento ecológica. Foi realizado inicialmente um diálogo sobre as
questões de 01 a
05 sobre consciência ecológica e comportamento ecológico, seguindo então com a
apresentação dos questionários elaborados pelos cursistas e aplicados aos
alunos. Fizeram a partilha nos pequenos grupos dos resultados obtidos,
sintetizaram e elaboraram tabelas, diagramas e gráficos.
Nesta atividade as
dificuldades foram que alguns cursistas não realizaram esta atividade com os
alunos, entender os conceitos sobre consciência ecológica e comportamento
ecológico a partir da situação problema, criar um critério de avaliação e
trabalhar a oficina no tempo previsto.
Pontos positivos: Pesquisa
feita com alunos de 6º ao 9º ano, alunos entrevistou pessoas na comunidade, diálogo
sobre os resultados com os alunos, partilha e discussão entre os cursistas e
crescimento de interesse pelos participantes sobre o tema Ecologia.
Pontos negativos: Alguns
cursistas não realizaram a atividade com seus alunos, falta de material nas
escolas, falta de interesse de alguns cursistas, apoio do pedagogo e tempo
insuficiente na oficina coletiva.
Nesta oficina foi muito
positiva a participação dos cursistas, todos participaram nos diálogos em
grupos e em plenárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário