Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Consciência ecológica e Comportamento ecológica

Tema: Consciência ecológica e Comportamento ecológica
Formadora: Ana Patrícia Lima Sampaio

     Sessão coletiva 6: TP3 Unidade 11.

     Objetivo: A unidade centra a problemática usando o conceito de variáveis para discutir ecologia. Inicialmente faz alguns questionamentos sobre o nível de consciência ecológica de algumas pessoas e se agem de forma ecologicamente corretamente. Também centra como ferramenta de solução de problemas o conceito de variável e função que aparecem no nosso dia-a-dia como nas pesquisas, jornais e livros didáticos, às vezes podemos não notar que as estamos utilizando.

Esta oficina realizou-se dia 17 de junho de 2011 com 16 cursistas, e, foi trabalhada a sessão coletiva 06 da unidade11.
           O início foi às 7:00h da manhã com uma mensagem “Loucos e Santos” e, em seguida a partilha das atividades das unidades 07 e 08 do TP2 e AA2 realizadas com os alunos.

Na unidade 07, alguns professores relataram que alguns de seus alunos, principalmente os de sexto ano, tiveram dificuldades de trabalha com probabilidade, porém com ajuda dos colegas num sistema de monitoramento conseguiram resolver alguns exercícios. Já a unidade 08 alguns alunos de 6º ao 9º ano tiveram dificuldades na representação gráfica, algébrica e tabulas das funções, também tiveram dificuldades de calcular juros simples e compostos.

A Sessão coletiva 6: TP3 Unidade 11 apresenta conceito de variáveis para trabalhar consciência ecológica e comportamento ecológica. Foi realizado inicialmente um diálogo sobre as questões de 01 a 05 sobre consciência ecológica e comportamento ecológico, seguindo então com a apresentação dos questionários elaborados pelos cursistas e aplicados aos alunos. Fizeram a partilha nos pequenos grupos dos resultados obtidos, sintetizaram e elaboraram tabelas, diagramas e gráficos.

Nesta atividade as dificuldades foram que alguns cursistas não realizaram esta atividade com os alunos, entender os conceitos sobre consciência ecológica e comportamento ecológico a partir da situação problema, criar um critério de avaliação e trabalhar a oficina no tempo previsto.

Pontos positivos: Pesquisa feita com alunos de 6º ao 9º ano, alunos entrevistou pessoas na comunidade, diálogo sobre os resultados com os alunos, partilha e discussão entre os cursistas e crescimento de interesse pelos participantes sobre o tema Ecologia.

Pontos negativos: Alguns cursistas não realizaram a atividade com seus alunos, falta de material nas escolas, falta de interesse de alguns cursistas, apoio do pedagogo e tempo insuficiente na oficina coletiva.

Nesta oficina foi muito positiva a participação dos cursistas, todos participaram nos diálogos em grupos e em plenárias.

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário