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domingo, 18 de setembro de 2011

Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e o uso de novas tecnologias.


Atividades do Gestar II
Formadora: Ana Patrícia Lima Sampaio

Oficina XV – Unidade 19
1)  Vídeo: O pai não desiste.
1.1.) Plenária: Partilhar das experiências dos professores cursista das atividades referente o AA4 e  AA5 em sala de aula.
2) Sessão Coletiva 10 - 1, 2 e 3: TP5 Unidade 19: Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e o uso de novas tecnologias.
Objetivo:   . Com relação aos seus conhecimentos matemáticos:
              . Vivenciar a resolução de uma situação-problema que diz respeito ao conhecimento geométrico como estratégia para mobilizar conhecimentos, construir conceitos em ação e desenvolver habilidades relacionadas a:
                  • Volume máximo de uma caixa planificada;
                  • Estratégias variadas para a resolução da equação quadrática;
                  • O uso de calculadoras e planilhas eletrônicas para o estudo de alguns gráficos;
• O uso de software livre para o estudo de relações na circunferência.
2.1.) Plenária: Apresentação das atividades desenvolvidas pelos cursistas referente o TP5.
Aspectos relevantes:                                                      
Discutir com os cursistas em grupos as dúvidas e dificuldades encontradas nas atividades das unidades.
  Avaliação do Encontro - Que no final desta oficina possamos:
1)    Resolver equações quadráticas por vários métodos;
2)    Construir conhecimentos matemáticos, com o uso de planilhas eletrônicas para resoluções de equações;
3)    Refletir a importância do uso do computador e da calculadora em sala de aula.
        A oficina foi iniciada 7:00h com as boas vindas com vídeo o pai não desista e, em seguida a partilha das atividades das unidades do AA4 e AA5 realizadas com os alunos. Depois iniciamos as atividades com uma introdução sobre o encontro e apresentação dos objetivos do dia.
Após questionar os cursistas sobre as experiências vivenciadas com os alunos e as contribuições que trouxeram para compartilhar com os colegas, começamos nossa jornada.
         Iniciamos a oficina sondando a leitura da unidade prevista de estudos, onde percebemos que a maioria afirmou que houve dificuldades de leitura por falta de tempo. Então em virtude dessa situação alertamos que a oficina será mais longa para oportunizar a leitura das partes mais importantes para garantir um trabalho satisfatório da sessão coletiva.
Após a troca de informações das experiências vivenciadas e comentários de algumas atividades do TP5 (unidades 18), iniciamos a oficina fazendo uma reflexão do texto de referência EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INFORMÁTICA: CAMINHO E UTOPIAS DE INCLUSÃO de Celso de Oliveira Faria, textos presentes nas unidades 19. Não podíamos permitir que esse texto ficasse sem uma discussão coletiva, pois a leitura permitiu que os professores tivessem uma visão de valorizar o conhecimento prévio do aluno e respeitar sua cultura inerente a sua realidade e através de um planejamento desenvolver os talentos desses alunos , tendo uma aprendizagem satisfatória e diferenciada na qualidade. Ao mesmo tempo, fazendo uso da tecnologia que permita o acesso de verdade aos alunos, desde uma calculadora a um computador de última geração, utilizando essas ferramentas como recursos tecnológicos para o trabalho escolar e edificação do conhecimento. Terminado as discussões e reflexões entregamos o roteiro de atividades da oficina:
Analisaram-se então as questões da unidade 19 para ver em quais séries são aplicáveis. Estudaram também e preparam a aplicação da Transposição Didática para as séries de 6º ao 9º ano.
Na sessão coletiva 10 foi discutida a importância e a utilização dos números primos no nosso dia – a - dia. Foi construído tabelas com números primos e discutimos o método da conjectura de Goldbach, observamos que existe outro método mais evoluído do que este. Foi feito pesquisa da evolução da calculadora e do ábaco. Demonstraram-se alguns programas utilizando à calculadora. Em pequenos grupos os cursistas resolveram as atividades propostas na sessão coletiva, porém, não concordam em aplicar a atividade 08 para os alunos.
Avaliando o dia de curso, os cursistas gostaram das atividades porque foram mais práticas, a metodologia foi mais dinâmica, não foi repetitivo e, o melhor é que a transposição didática está adequada por série e as atividades definidas. Porém há os entraves (planos emergenciais nas escolas) que impedem melhor desempenho por parte dos professores cursistas e alunos.





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