Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo - atividade 5
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC´S.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
Atividade: Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Cursistas: Ana Patrícia Lima Sampaio.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
Atividade: Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Cursistas: Ana Patrícia Lima Sampaio.
Marluce Figueiredo.
Unidade Escolar: Escola Estadual Ernesto Pinho Filho.
Projeto Interdisciplinar: Aprendendo criar blog e as ferramentas desta plataforma.
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio: 9º ao 1, 2 3º ano do ensino médio.
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Informática, Artes e Matemática.
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental e Médio: 9º ao 1, 2 3º ano do ensino médio.
Componente Curricular: Língua Portuguesa, Informática, Artes e Matemática.
Tema: Criação do Blog da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho.
Objetivos: O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
Despertar o interesse pelo conhecimento de inserir fotos, figuras e etc.;
Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software;
Identificar e fazer email;
Fazer postagem do blog;
Inserir fotos sobre seu trabalho escolar e outros;Enriquecimento do glossário com termos proposto pelo professor;
Discussão no fórum dos temas relacionados com as atividades proposta pelo professor.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
O professor pesquisará na internet como criar email e blog utilizando sites de pesquisa, realizará palestra de como utilizar está ferramenta que facilitará a aprendizagem dos alunos. Mostrará vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação. Após este momento os professores explicam e promovem debates instigando os alunos a levantarem questionamentos relevantes ao tema que vai ser utilizado no glossário. O projeto será realizado ao longo da semana, podendo ser estendido de acordo com o interesse e a necessidade.
Estratégias e recursos da aula:
O professor levará os alunos ao laboratório de informática para ensinar a criar email e blog, ensinará a inserir no blog textos com som, imagens e animação e apresentará o glossário para os alunos com termos relacionados à informática, educação e outros. Três alunos em cada computador deverão contribuir para o enriquecimento do glossário e colocar informações no blog da escola criado pelos professores.
O professor levará os alunos ao laboratório de informática para ensinar a criar email e blog, ensinará a inserir no blog textos com som, imagens e animação e apresentará o glossário para os alunos com termos relacionados à informática, educação e outros. Três alunos em cada computador deverão contribuir para o enriquecimento do glossário e colocar informações no blog da escola criado pelos professores.
Recursos Complementares:
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet
Máquina digital;
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet
Máquina digital;
Avaliação
A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, será considerado como objetivo alcançado se os alunos forem capazes de realizarem o trabalho com sucesso, contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento, conseguindo acessar, navegar e encontrar endereços eletrônicos solicitados pelo professor e contribuir para o enriquecimento do glossário e discussão no fórum a partir dos temas proposto pelos professores.
A avaliação será continua por meio de observação feita pela equipe, será considerado como objetivo alcançado se os alunos forem capazes de realizarem o trabalho com sucesso, contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento, conseguindo acessar, navegar e encontrar endereços eletrônicos solicitados pelo professor e contribuir para o enriquecimento do glossário e discussão no fórum a partir dos temas proposto pelos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário