Matemática na arte indígena I
Para começar essa aula, o professor pode solicitar aos alunos que tragam
diferentes artesanatos indígenas como: balaios, cestas de diversos tamanhos,
chocalhos, arco e flechas, chapéus, entre outros. Se não for possível, o
professor pode buscar em diferentes meios (recortes, revistas, web...), imagens
que configurem os artesanatos.
Fonte: http://www.inan.org.br/ e http://mais.cultura.gov.br
Atividade 1 – Observação (manuseio) dos artesanatos
Organizar os alunos em grupos. Distribuir a cada grupo um número de
artesanatos. O professor pode solicitar à turma que observe ou manuseie os
diferentes artesanatos. Destacando que cada um possui características próprias,
não se repetindo em trabalhos seguintes. Ao analisar cada artesanato, os alunos
devem destacar o que observam. Nesse momento o professor pode fazer
considerações apontando elementos de uso da Matemática, da Arte, da Educação
Física, da História, entre outras, etc., nas linhas, nos traços, nas figuras
geométricas formadas, na coordenação motora fina, nos detalhes minuciosamente
traçados para formar as figuras e os desenhos.
Após a conversa, o grupo deve escolher um dos artesanatos para destacar
elementos geométricos presentes:
Por exemplo:
a) Destacar tipos de retas: paralelas, concorrentes e/ou
perpendiculares.
b) Identificar as figuras que compõe o artesanato: Por exemplo:
c) Planificar a composição dos desenhos do artesanato. A criação de
padrões, formas e cores repetidas regularmente é algo frequente no artesanato
indígena. Fazer esse exercício planificando no papel o que visualizam no
artesanato. Por exemplo:
Obs. Na planificação o professor pode aproveitar para explorar conceitos de
área, perímetro, ângulos, simetrias e outros conceitos que achar conveniente.
Cabe destacar que cada desenho é construído sem qualquer modelo ou imagem, mas
construído a partir dos conhecimentos adquiridos a partir da observação na
natureza. A confecção do artesanato é geralmente executada pelas mulheres
indígenas, sempre cercadas por seus filhos, que aprendem pela visualização,
passando os conhecimentos de geração em geração. A combinação de cores
utilizadas nas composições, são igualmente desenvolvidas sem nenhum conhecimento
formal. Solicitar ao professor de Artes que contribua nessa atividade.
Atividade 2
Propor aos alunos criarem uma composição similar à desenvolvida nos
artesanatos. Para a composição, combinar diferentes figuras e cores.
Modelos de composições que podem ser criadas:
Atividade 3
Professor, para aprofundamento do tema discutido na aula, acesso o link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14381 e baixe
o vídeo Arte indígena [Por dentro da escola]sobre o Projeto Arte Indígena
Matemática para assistir com os alunos. O projeto foi criado na Escola Rural
Estadual Rio das Cobras, na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova
Laranjeiras-PR. Como a escola se localiza em uma terra indígena, os professores
tiveram a ideia de usar o artesanato para ensinar matemática. O uso do
artesanato para o ensino traz a realidade dos alunos para a sala de aula,
aumenta o interesse, facilita o aprendizado, valoriza o artesanato e mantém viva
a tradição indígena.
Após o vídeo, para verificar os conhecimentos dos alunos, o professor pode
propor uma pesquisa sobre o tema Arte Indígena e a Matemática. Para a realização
da pesquisa, o professor pode orientá-la a partir da Webquest Entendendo a
Arte Indígena, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=11921&id_pagina=1
Lembrando que a WebQuest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por
meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa,
recursos, processo, avaliação e conclusão. O professor dá indicativos de sítios,
pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se
distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a
concluam com sucesso.
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