Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Identificar o sentido de Aprender e Ensinar Geometria


Atividades do Gestar  II 

FORMADORA: ANA PATRÍCIA LIMA SAMPAIO

Sessão Coletiva 5: TP3 Unidade 9: O universo das formas.
 Objetivos: Representar uma forma tridimensional por meio de maquetes e desenhos, com vistas à resolução de uma situação-problema.
                Representar objetos não planos no plano e visualizar objetos a partir de sua representação plana.
        Sessão 1, 2 e 3: TP3 Unidade 10: Semelhanças, revestimentos, preenchimentos.
Objetivos: Na seção 1, você encontrará uma nova situação-problema relacionada à construção de uma piscina, envolvendo as noções de semelhança e de revestimento.
                Na seção 2, estudaremos alguns conceitos surgidos na seção 1, como semelhança, revestimentos e outros relacionados, entre eles preenchimento do espaço, poliedros regulares e semi-regulares.
                 Na seção 3, faremos sugestões para o desenvolvimento desses conceitos em sala de aula.
Iniciamos o encontro falando sobre as dificuldades de ensinar geometria, observamos que os alunos têm dificuldades de visualizar as situações geométricas, sem a utilização de material concreto, esse é um dos temas que mais temos problemas na aprendizagem dos alunos. Começamos a discutir as situações práticas propostas no TP3 unidades 9 e 10, para explorar melhor esse conteúdo, de forma concreta.
Na parte A da sessão os cursistas leram a proposta, discutiram e desenvolveram as atividades da construção do prisma, com canudinho e barbantes e dobraduras resultado foi muito satisfatório, é possível explorar vários tópicos de geometria com a confecção de um prisma, facilitando a compreensão dos alunos.
Na seqüência realizamos a parte B da sessão coletiva a transposição didática, onde os cursistas recortaram o anexo do TP3, seguindo as instruções confeccionaram um caleidociclo desenvolvido pelo artista gráfico Escher, em seguida responderam as questões matemáticas relacionada à obra artística.
Nessa oficina foram construídos poliedros e prismas, observando suas características e distinções. Tivemos também a participação do professor cursista João Bosco, que construiu o caleidociclo por meio de dobradura e fez algumas demonstrações de como trabalhar a geometria de maneira significativa para o aluno empregando dobraduras como recurso didático.
No TP3 da unidade 10 os cursistas tiveram dificuldades na construção da piscina utilizando a medida da atividade, muitas não conseguiram observar a medida dos degraus e das bordas, pois os cálculos estavam errados, tiveram que pedir a intervenção do formador para poder concluir a atividade. A maquete foi confeccionada com papelão e papel cartão e muitos enfeites nas bordas da piscina.
Socialização das atividades realizadas e, sala de aula e na oficina, os cursistas concluíram que as atividades desenvolvidas na oficina contribuirão muito para o aprendizado dos alunos.
Nesta oficina foi muito positiva a participação dos cursistas, todos participaram nos diálogos em grupos e em plenárias, na construção das figuras e na construção da piscina com as suas devidas medidas. Porém o tempo foi curto e todos queriam um tempo mais prolongado.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ERNESTO PINHO FILHO - ALUNOS DO 9 ANO - PROFESSORA LUIZA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário