Atividades do Gestar II
FORMADORA: ANA PATRÍCIA LIMA SAMPAIO
Sessão Coletiva 5: TP3 Unidade 9: O universo das
formas.
Objetivos: Representar
uma forma tridimensional por meio de maquetes e desenhos, com vistas à resolução
de uma situação-problema.
Representar
objetos não planos no plano e visualizar objetos a partir de sua representação
plana.
Sessão 1, 2 e 3: TP3 Unidade
10: Semelhanças, revestimentos, preenchimentos.
Objetivos: Na seção 1, você encontrará uma
nova situação-problema relacionada à construção de uma piscina, envolvendo as
noções de semelhança e de revestimento.
Na seção 2, estudaremos alguns
conceitos surgidos na seção 1, como semelhança, revestimentos e outros
relacionados, entre eles preenchimento do espaço, poliedros regulares e
semi-regulares.
Na seção 3, faremos sugestões para o
desenvolvimento desses conceitos em sala de aula.
Iniciamos o encontro falando sobre as dificuldades de ensinar geometria,
observamos que os alunos têm dificuldades de visualizar as situações
geométricas, sem a utilização de material concreto, esse é um dos temas que
mais temos problemas na aprendizagem dos alunos. Começamos a discutir as
situações práticas propostas no TP3 unidades 9 e 10, para explorar melhor esse
conteúdo, de forma concreta.
Na parte A da sessão os cursistas leram a proposta, discutiram e
desenvolveram as atividades da construção do prisma, com canudinho e barbantes
e dobraduras resultado foi muito satisfatório, é possível explorar vários
tópicos de geometria com a confecção de um prisma, facilitando a compreensão
dos alunos.
Na seqüência realizamos a parte B da sessão coletiva a transposição
didática, onde os cursistas recortaram o anexo do TP3, seguindo as instruções
confeccionaram um caleidociclo desenvolvido pelo artista gráfico Escher, em
seguida responderam as questões matemáticas relacionada à obra artística.
Nessa oficina
foram construídos poliedros e prismas, observando suas características e
distinções. Tivemos também a participação do professor cursista João Bosco, que
construiu o caleidociclo por meio de dobradura e fez algumas demonstrações de
como trabalhar a geometria de maneira significativa para o aluno empregando
dobraduras como recurso didático.
No TP3 da
unidade 10 os cursistas tiveram dificuldades na construção da piscina
utilizando a medida da atividade, muitas não conseguiram observar a medida dos
degraus e das bordas, pois os cálculos estavam errados, tiveram que pedir a
intervenção do formador para poder concluir a atividade. A maquete foi
confeccionada com papelão e papel cartão e muitos enfeites nas bordas da
piscina.
Socialização das atividades realizadas e, sala de aula e na oficina, os
cursistas concluíram que as atividades desenvolvidas na oficina contribuirão
muito para o aprendizado dos alunos.
Nesta oficina foi muito
positiva a participação dos cursistas, todos participaram nos diálogos em
grupos e em plenárias, na construção das figuras e na construção da piscina com
as suas devidas medidas. Porém o tempo foi curto e todos queriam um tempo mais
prolongado.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ERNESTO PINHO FILHO - ALUNOS DO 9 ANO - PROFESSORA LUIZA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário