Matemática e os “quadrinhos”
Atividade
Propor aos alunos (ainda nos grupos) a elaboração de um problema matemático
desenvolvido por meio de uma HQ. Estabeleça o número de quadros (por exemplo: no
máximo 3 quadros).
Uma sugestão é que os grupos podem adaptar alguma tira já existente,
elaborando o problema a partir dela, conforme os problemas propostos na
atividade 2.
Para o desenvolvimento da HQ, o professor pode propor aos alunos o software
Hagáque, disponível para download em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque. Esse software é um editor de histórias em quadrinhos, distribuído
gratuitamente, que possibilita a criação de HQs. Possui um banco de imagens com
os diversos componentes para a construção de uma história (cenário, personagens,
balões etc) e vários recursos de edição destas imagens.
Ao final das criações dos grupos, propor uma rodada para resolução dos
problemas, identificando conteúdos matemáticos abordados pelos alunos, bem como,
diferentes conceitos sociológicos e filosóficos apresentados no desenvolvimento
das HQs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário