Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Matemática e os “quadrinhos”

Matemática e os “quadrinhos”

Atividade                                         


Propor aos alunos (ainda nos grupos) a elaboração de um problema matemático desenvolvido por meio de uma HQ. Estabeleça o número de quadros (por exemplo: no máximo 3 quadros).
Uma sugestão é que os grupos podem adaptar alguma tira já existente, elaborando o problema a partir dela, conforme os problemas propostos na atividade 2.
Para o desenvolvimento da HQ, o professor pode propor aos alunos o software Hagáque, disponível para download em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque. Esse software é um editor de histórias em quadrinhos, distribuído gratuitamente, que possibilita a criação de HQs. Possui um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma história (cenário, personagens, balões etc) e vários recursos de edição destas imagens.
 

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Ao final das criações dos grupos, propor uma rodada para resolução dos problemas, identificando conteúdos matemáticos abordados pelos alunos, bem como, diferentes conceitos sociológicos e filosóficos apresentados no desenvolvimento das HQs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário